Estúdio da Beloura
Joseph Pilates nasceu em 1880 na Alemanha. Ao longo da sua vida estudou, pesquisou e criou um sistema de exercícios cuja eficiência, precisão e resultados ainda impressionam especialistas, mesmo decorridas mais de três décadas após a sua morte, aos 87 anos de idade. Pilates iniciou a prática de actividade física, ainda muito jovem, pois tinha um corpo muito franzino e debilitado. Em pouco tempo fortaleceu o seu corpo e começou a praticar outros desportos: ginástica, esqui e mergulho. Estudou anatomia, fisiologia e Medicina do Oriente.

Em 1912, aos 32 anos, viajou para Inglaterra onde se dedicou a diversas actividades: circo, boxe e instrutor de defesa pessoal na Polícia Civil Inglesa. No início da I Guerra Mundial, ficou recluso com outros alemães nos campos de Lancaster, ocupando o seu tempo livre a dar aulas aos internos. O seu trabalho foi reconhecido, pois nenhum deles foi afectado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses nesses anos. Na prisão além de treinar os seus colegas de pavilhão, foi transferido para actuar como enfermeiro dos feridos de guerra, e começou imediatamente a aplicar os seus exercícios adaptados às condições dos diferentes doentes. Desta experiência nasceu um dos mais complexos e engenhosos métodos de condicionamento físico, que o próprio Pilates denominou de CONTROLOGIA, ou "A Arte do Controlo".

Depois da guerra Pilates regressou à Alemanha, onde teve o seu primeiro contacto com o mundo da dança, quando conheceu Rudolf Von Laban, que passou a incorporar algumas técnicas de Joseph Pilates nas suas aulas. Paralelamente, o governo alemão convidou Pilates a introduzir o seu método nas forças armadas. Em 1926, aos 46 anos, vendo o rumo dos acontecimentos, Pilates imigra para os Estados Unidos, e no barco em que viajou para a América conheceu Clara, que seria a sua futura esposa. Ambos decidiram abrir um estúdio em Nova Iorque e o método Pilates atraiu imediatamente a atenção do mundo da dança Americana, pois os melhores dançarinos e companhias de dança obtiveram benefícios com as técnicas utilizadas.

Joseph Pilates viveu até aos 87 anos de idade, o que foi um verdadeiro tributo à efectividade do seu método de treino e de condicionamento físico.
Home
Conceito
Eventos e Campanhas
Imprensa
Galeria
Contactos e Horário
Parceiros
Formação




©2010 Estúdio da Beloura, Lda - Todos os direitos reservados